Depois de quase dois anos de pandemia, o Serviço de Aprendizagem Industrial, Senai, MT, reabriu suas portas para um grande evento sobre o mundo do trabalho. O Mundo Senai 2021 chegou em sua 13ª edição na última quinta-feira (11). Em Mato Grosso, cerca de 1800 estudantes participaram do evento - que foi realizado em todas as unidades da instituição.
A programação foi direcionada aos alunos do 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas, que ingressarão no novo ensino médio a partir de 2022. Com o objetivo de apresentar a esses jovens cursos ligados às profissões da indústria, promovendo o protagonismo juvenil, conforme propõe a nova matriz curricular.
Para a diretora do Senai MT, Lélia Brun, o evento é uma grande oportunidade “principalmente para os jovens que estão na fase de escolha de uma profissão, o Mundo Senai busca fornecer todas as informações necessárias e apresentar as oportunidades para quem quer construir uma carreira de sucesso na indústria”.
Palestras, trocas de experiências com ex-alunos da instituição, mini oficinas e visitas guiadas pelas estruturas agitaram os estudantes que se divertiram no clima de competição e descontração promovido pelos coordenadores.
Desde 2009, mais de três milhões de pessoas já visitaram as unidades operacionais participantes em todo o Brasil para conhecer o universo do Senai e as indústrias da região.
Inovação, protagonismo & ciência
Quem esteve no evento na unidade de Várzea Grande também pôde conferir a final da etapa regional do Inova Senai, que reuniu quatorze projetos produzidos por alunos do Sesi, Senai e Fatec em Mato Grosso.
Divididos em duas categorias: Habilitação Técnica e/ou Aprendizagem Industrial e Superior Tecnólogo, todos projetos foram bastante elogiados por suas ideias inovadoras e integradoras.
Na categoria Aprendizagem Industrial quem levou o primeiro lugar foram os alunos do Senai Sorriso com o projeto Biocotton Plast, que repensa a utilização de plástico utilizado nas colheitas de algodão. Já a Fatec Senai Cuiabá conquistou a primeira posição na categoria Superior Tecnólogo com o projeto AgroSensitivity Soy Classification Scanner, que visa agilizar o processo de classificação de grãos de soja a partir de um sistema automatizado, tornando o processo mais seguro.
Além das medalhas e troféus - gentilmente produzidos pelo Espaço Maker, na Unidade de Várzea Grande -, os campões receberão consultorias para colocarem seus projetos em prática e carimbam seus passaportes para a etapa nacional do Inova Senai que deverá acontecer em 2022.
A iniciativa tem como objetivo principal desenvolver a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio, por meio do desenvolvimento de projetos de inovação desde a concepção, planejamento, execução e apresentação para possíveis clientes.